Sílvio Costa

Sílvio Costa nasceu em Lagolândia, município de Pirinópolis, Goiás, e realizou seus estudos primário e secundário em Anápolis (GO). Em 1974 inicia seus estudos em Ciências Sociais na Universidade Federal de Minas Gerais, concluindo-os em 1977, como Bacharel, e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Retornando a Goiás em 1978, é aprovado em concurso, tornando-se professor na área de Sociologia, Teoria e Ciência Política na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, onde leciona até hoje. Em 1992, concluiu curso de especialização em Política Social na Universidade Católica de Goiás e, em 1994, Políticas Públicas na Universidade Federal de Goiás. Em 1996, na mesma UFG, concluiu o Mestrado em Filosofia. Atualmente é doutorando em Sociologia e Política pela Universidad Complutense de Madrid, Espanha.
Dedicando-se às atividades sindicais, participa das lutas contra a ditadura militar e foi presidente do Sindicato dos Professores do Estado de Goiás entre 1980 e 1986. Participou ativamente, na década de 1980, do movimento de retomada da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (FITEE) e da mobilização que leva à criação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE). Foi da Executiva da CUT-GO de 1991 a 1994.
Sílvio Costa é autor dos livros Tendências e Centrais Sindicais: o movimento sindical brasileiro de 1978 a 1994 (Editora PUC-Goiás/Anita Garibaldi); Revolução e contra-revolução na França. VolI: Revolução burguesa e contra-revolução aristocrática (Editora PUC-Goiás/Anita Garibaldi) e História, crise política e revolução. Ensaios sobre a Comuna de Paris (no prelo). Organizou Concepções e formação do Estado brasileiro (Editora PUC-Goiás/Anita Garibaldi) e Estado e Poder Político. Do realismo político à radicalidade da soberania popular (Editora PUC-Goiás).

Obras do Autor

voltar